Coronavírus e os efeitos na saúde mental!
- institutopsyche
- 12 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

✅ Era para ser uma quarentena, porém, longos meses se passaram e muitas pessoas estão cansadas de ouvir e falar sobre pandemia, coronavírus e isolamento social. Com esse cenário se estendendo mais do que deveria, a saúde mental é abalada de diferentes formas.
✅ E assim, a "conta emocional" (deste provisório que se tornou permanente) começa a chegar. Mas quando a pandemia acabar, como estaremos em questão de saúde mental?
✅ Estudos apontam as pessoas vem cada vez mais sofrendo de ansiedade, problemas de memória, pânico e depressão.
✅ Em nosso blog, temos um artigo completo sobre como isso vem afetando nossa saúde mental.
Segue dados da pesquisa:
2020, o ano marcado pela Pandemia que assolou o mundo inteiro, notícias e mais notícias a todo vapor, a cada momento mais uma morte era noticiada, toda essa instabilidade afetou muitas pessoas, a quem diga que somente os que testaram positivo sofreram os sintomas da doença, mas hoje preparamos essa matéria para lhe mostrar as consequências silenciosas desse vírus que afetou e muito a saúde mental de todos ao redor do mundo.
“A expectativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, entre um terço e metade de toda população que vivencia uma pandemia, como a Covid-19, possa vir desencadear sofrimento psíquico agudo e possíveis transtornos psicopatológicos se não fizermos nada”. A afirmação é da pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Débora Noal.
Como dito pela OMS, muitas pessoas por conta da pandemia precisarão de ajuda! O peso de decretos de fechamento total, a obrigação de todos terem que ficar em casa a quatro paredes sem poder trabalhar, ir a lojinha ou ver um lançamento no cinema, tudo em Lockdown! Pais que precisaram saber lidar com os filhos ao mesmo tempo que trabalham pelo computador, crianças vendo seus coleguinhas apenas pela tela do celular, avós não podendo abraçar seus netos, máscaras por toda parte, obrigando-nos a reconhecer o próximo pelo olhar.
Uma pesquisa realizada pela Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) apontou aumento da busca por atendimento em saúde mental . Entre os principais sintomas que estão fazendo as pessoas procurarem mais os serviços de saúde estão ansiedade, nervosismo ou tensão, perturbação de sono e uso abusivo de álcool e medicamentos. “Durante uma pandemia, é normal a exacerbação de emoções e sentimentos. Essa situação implica em uma perturbação psicossocial que pode afetar toda a população, em diferentes níveis de intensidade e gravidade”, explica a coordenadora da Saúde Mental, Marilise Souza.
Sabe, a pandemia preocupou e ainda preocupa milhares de pessoas, é normal sentir preocupação e um pouco de ansiedade com o que vai acontecer amanhã, mas temos que tomar cuidado, tudo em excesso não é bom, aquela ansiedade que parece ser ago normal pode virar patológica. Para deixar muitas preocupações de lado e mostrar ao Covid 19 que você passará por ele sem prejudicar sua saúde mental, você pode fazer coisas que lhe deixaram mais leve e feliz! Mantenha sua rotina, levante-se, tome um bom café da manhã, estabeleça metas para o seu dia, se você está em casa, use esse período para fazer coisa que não costuma fazer, vá ver várias séries com pipoca, leia os livros que estão empoeirados na prateleira, seja criativo, escreva uma música, pinte, cante, se reinvente. Em um mundo rodeado pelo medo, seja você o corajoso/a para enfrenta-lo
Comments