Você sabe o que é a síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional? 🤯
- institutopsyche
- 14 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais competitivo. A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa.
❌ Sintomas
Há diversos sintomas, que em fase inicial, até se confundem com a depressão. Por isso é importante um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como:
-- Agressividade;
- Isolamento;
- Mudanças de humor;
- Irritabilidade,
- Dificuldade de concentração;
- Falha da memória;
- Ansiedade;
- Tristeza;
- Pessimismo;
- Baixa autoestima e ausência no trabalho.
Além disso, há relatos de sentimentos negativos, desconfiança e até paranoia.
✅ Tratamento
Além do tratamento que inclui terapia e medicamentos, como antidepressivos, se faz necessária uma mudança no estilo de vida.
A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, pois ajudam a controlar os sintomas.
♻️ Prevenção
A qualidade de vida é uma das armas para prevenir a Síndrome de Burnout. E isso inclui cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa.
E aí, como anda a sua saúde? Conhece alguém que precisa saber sobre essa síndrome? Deixe nos comentários.
Comments