Síndrome do Panico
- institutopsyche
- 22 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

A síndrome do pânico é um transtorno mental caracterizado por ataques agudos de ansiedade intensa, em que a pessoa acha que algo catastrófico pode lhe acontecer a qualquer momento. O ataque de pânico ocorre de forma abrupta e inesperada, começa com um breve período de medo ou mal-estar intenso e atinge o seu pico em poucos minutos. As crises de pânico geralmente manifestam os seguintes sintomas:
Sensação de perigo iminente
Medo de perder o controle
Medo da morte ou de uma tragédia iminente
Sentimentos de indiferença
Sensação de estar fora da realidade
Dormência e formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto
Palpitações, ritmo cardíaco acelerado e taquicardia
Sudorese
Tremores
Dificuldade para respirar, falta de ar e sufocamento
Hiperventilação
Calafrios
Ondas de calor
Uma complicação frequente é o medo do medo, ou seja, o medo ter outro ataque de pânico. Esse medo pode ser tão grande que a pessoa, muitas vezes, evitará ao máximo situações em que essas crises poderão ocorrer novamente.
Não existe uma causa específica para o transtorno do pânico. A primeira crise pode ocorrer devido a um acontecimento traumático ou uma situação de estresse intenso, embora a maioria dos ataques iniciais ocorra sem motivo aparente.
O tratamento da síndrome do pânico é feito através da combinação de medicamentos com terapia cognitiva comportamental. Os sintomas devem reduzir progressivamente em algumas semanas. . . #sindromedopanico #panico#ansiedade #depressao #saudemental#qualidadedevida #psiquiatria#psicologia #nutrição#microfisioterapia #institutopsyche#joinville @rodrigoassuncaodoutor
Comments