Transtorno Afetivo Bipolar
- institutopsyche
- 28 de set. de 2020
- 2 min de leitura

O transtorno bipolar (TB) é um dos quadros nosológicos mais consistentes ao longo da história da medicina e as formas típicas da doença são bem caracterizadas e reconhecíveis,
permitindo o diagnóstico precoce e confiável.
A mania afeta o humor e as funções vegetativas, como
sono, cognição, psicomotricidade e nível de energia.
A hipomania é um estado semelhante à mania, porém
mais leve. Em geral, é breve, durando menos de uma
semana. Apesar de não afetar tanto as relações profissionais e pessoais quanto a mania, a hipomania pode causar problemas no trabalho com relação às decisões precipitadas.
Quais são os principais sintomas da hipomania?
Dificuldade de concentração;
Vontade incontrolável de falar sem parar;
Pouco sono (3 horas sendo o suficiente);
Pensamentos confusos;
Energia excessiva para qualquer coisinha;
Impulsividade;
Muita agitação;
Desinibição;
Cada episódio de hipomania costuma durar por volta de 1 semana. Apesar de não afetar tanto as relações profissionais e pessoais quanto a mania, a hipomania pode causar problemas no trabalho com relação às decisões precipitadas e aos investimentos arriscados.
O prejuízo ao paciente não é tão intenso
quanto o da mania.
Por se sentir mais otimista, livre e acima de tudo, o hipomaníaco é capaz de tomar atitudes que não tomaria se estivesse em seu estado mental normal. Ele pode faltar com respeito ao chefe, optar por soluções radicais, gastar dinheiro que não devia, entre outras coisas.
Como tratar a hipomania?
A psiquiatria e a psicologia andam de mãos dadas no que diz respeito ao tratamento para pessoas hipomaníacas ou bipolares.
Enquanto o psiquiatra pode receitar medicamentos que ajudem a aliviar os sintomas, o psicólogo busca compreender a fonte dessas emoções e a melhor forma de lidar com elas.
O ideal é ter consulta com os dois profissionais. Esses distúrbios podem não ter uma cura exata, mas certamente é possível viver, trabalhar e ter relações pessoais saudáveis mesmo com eles. Tudo depende da ajuda que você decidir buscar.
Comments